Nathália Schneider (Arquivo Diário)
38º edição do evento em 2023.
Foi confirmada a realização 39ª edição da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto de 2 a 4 de agosto de 2024, em São João do Polêsine. Neste ano, devido às enchentes, o evento, que geralmente durava sete dias, ocorrerá apenas em três: sexta, sábado e domingo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Os famosos jantares têm como prato principal o bife à milanesa. Em edições anteriores, a festa reuniu mais de 1,5 mil pessoas por noite no Salão Paroquial de Vale Vêneto.
Já o Festival Internacional de Inverno da UFSM, realizado tradicionalmente junto com a Semana Italiana, ocorrerá neste ano no campus sede, em Camobi, de 29 de julho a 3 de agosto. Para esta edição, serão oferecidas 14 oficinas de instrumentos musicais, como flauta, clarinete, trompete, trombone, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, e piano e entre outras, além de educação musical e prática de orquestra.
História
A Semana Italiana começou com a primeira edição do Festival de Inverno, em 1986, a partir de uma ideia da própria comunidade do distrito. Desde então, a UFSM, a comunidade de Vale Vêneto e a prefeitura de São João do Polêsine são parceiras na promoção dos eventos. Assim, diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse de Vale Vêneto em promover o resgate de suas origens, surgiu a parceria que se mantém até hoje. Nesses 39 anos de existência, ambos eventos movimentam o turismo na região, com a presença de visitantes da Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha.